terça-feira, 28 de maio de 2013

A Procura

Nos últimos dias tenho pensado em qual é "o sonho da minha vida". Na última vez que fui à uma psicóloga, que nem era minha, há alguns anos atrás, ela me perguntou "Então, qual o seu sonho?". Pode parecer fácil ter uma resposta, mas na hora considerei uma pergunta difícil, porque às vezes quando se para para pensar em como responder perguntas simples, a resposta fica mais difícil. Pensei por alguns minutos, ou segundos torturantes, e não consegui responder nada. Sendo assim, minha resposta foi um "não tenho um sonho". Ao dizer isso, a deixei espantada, "como alguém pode viver sem sonhos?", de acordo com ela, todas as pessoas precisam de um que sirva de motivação para seguir todos os dias, algum objetivo na vida, algum desejo muito forte de conseguir algo. Minha resposta afirmando a inexistência de sonhos na minha vida fez com que ela me dissesse "Todos nós precisamos de um sonho, você precisa de um sonho. Quero que ao chegar em casa você pense nisso, procure alguma coisa que você goste muito, pode ser mais fácil do que imagina, você apenas não está enxergando. Que ser humano é feliz sem sonhos?". Nos minutos seguintes mais nada passava na minha mente a não ser a procura de alguma coisa que eu pudesse dizer que era um sonho. Ao contar dessa pergunta para algumas pessoas, me fizeram enxergar que eu tinha um sonho sim. Então cheguei a conclusão que meu sonho era conhecer Tokio Hotel, meus olhos brilhavam só de pensar nesse encontro. E, claro, fiquei satisfeita em dizer que tinha um sonho.
Anos depois estou aqui me fazendo essa pergunta de novo; ninguém me perguntou nada, mas a lembrança dessa psicóloga me veio a cabeça nos últimos dias. Naquela época eu tinha um sonho, mas agora não consigo encontrar de novo. Não que eu não queira mais encontrar Tokio Hotel, ficaria encantada, claro. Mas não sinto mais como antes. Acho que não tenho um no momento. Penso nos mais "comuns" para ver se o encontro: ter a própria casa, conseguir o amor perfeito, passar para faculdade pública, ser bem sucedido na carreira, ganhar na loteria, tocar bem algum instrumento... e nada. Nada disso me faz sentir algo forte. E como fica minha felicidade nisso? Eu tenho que ter um sonho. Preciso de alguma coisa que me motive a acordar, pensar em como seria bom alguma coisa acontecer. Estou pensando, mas dessa vez a resposta está demorando mais para chegar.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
"A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna a vida interessante." - Paulo Coelho

Nenhum comentário: