sábado, 26 de julho de 2014

A Copa das Copas

Nunca foi tão ouvido "não vai ter Copa" meses antes de uma Copa do Mundo. Mas teve. A Copa do Mundo foi no Brasil e ainda considerada a "Copa das Copas". Vamos esquecer o último jogo do Brasil por enquanto. Foi um mês de muitos jogos, com muitos estrangeiros.
Me surpreendi com a quantidade de pessoas vestindo blusa do Brasil, bandeirinhas nas janelas, ruas pintadas e todos os enfeites sobre o país no primeiro dia da Copa, que foi também o primeiro jogo do Brasil - afinal com todos os protestos de que não haveria Copa não estava esperando muita torcida, mas me enganei e amarelo e verde tornaram-se as cores predominantes nas ruas. Acreditei que eu poderia gostar de futebol pelo menos nessa época, mas mesmo assim não consegui - assisti a todos os jogos do Brasil, mas quase nenhum dos outros, não consigo ver futebol por muito tempo. Entretanto, gostaria de ter assistido algum jogo de um estádio, só por ser Copa do Mundo mesmo, sentir toda a energia de estar no jogo. 
Hoje faz duas semanas que toda a festa acabou e, mais uma vez, a sexta estrela não chegou para o Brasil. Ninguém imaginaria uma derrota como a que aconteceu, um placar de sete a zero é algo incompreensível, ninguém sabe explicar. Mesmo com essa perda horrorosa, fiquei com pena dos jogadores chorando no final - se os brasileiros disseram que têm vergonha de ser brasileiro, imagina os brasileiros que jogaram na partida? Fiquei chateada com essa derrota. 
O jogo da final, Alemanha contra Argentina, foi sofridinha, mas a Alemanha ganhou! Isso é bom porque quando Brasil perde, minha torcida vai para a Alemanha, e esse ano foi assim também, mesmo depois dessa goleada que o Brasil levou. Assim que o jogo acabou, algumas pessoas já diziam sentir saudade da Copa - não posso dizer que me incluo nisso porque, como já disse, não sou fã de futebol. Agora o que resta é esperar mais quatro anos para a próxima Copa do Mundo e talvez o tão desejado hexa seja alcançado pelo Brasil.

Nenhum comentário: