quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Carnaval

Essa época em que "tudo é liberado", é alegria para tudo quanto é lado - ou não -, tudo colorido, etc. Carnaval no Rio é a felicidade de estar em uma multidão, a maioria bebendo, com músicas animadas, no calor - e cuidado para não ser furtado/assaltado! É preciso muita disposição para sair todos os dias nas ruas para comemorar o Carnaval, com toda a preocupação e lotação dos lugares. Parece que dessa vez foi para testar meu gosto por essa festa. Há alguns anos eu dizia não gostar de Carnaval, mas acabei me "entregando" a energia contagiante das pessoas e esse ano fui a rua experimentar o Carnaval. Mas não, isso não é para mim. Conseguir chegar aos blocos já é bem chatinho, pegar metrô cheio, quente e essas coisas, ficar apertada no meio de muitas pessoas, passando calor ou então embaixo de uma chuva, com o tipo de música que todas são parecidas, para a volta ser provavelmente ainda mais complicado que a ida, já que as pessoas beberam mais. Enfim, são muitos fatores que fazem não valer a pena. Eu tentei, tentei mesmo tentar entrar nessa adoração toda pelo Carnaval, mas isso não combina comigo. Não odeio, mas também não amo. Só acho legalzinho.
Uma coisa que me chama atenção nessa época é a necessidade que as pessoas têm em beber cerveja e bebidas alcoólicas em geral, não consigo entender qual o propósito disso, é ficar bem bêbado mesmo? É algo além da minha compreensão. Outra coisa é a "obrigação" de ter pegação, homens agarrarem mulheres como se fossem obrigadas a cederam a suas vontades. Isso é revoltante. Por último, algo que vi esses dias na internet. Já virou tradição homens vestirem-se de mulher, é bem aceito, é engraçado, mas se nesses poucos dias não há problema, por que há tanta perseguição sobre aqueles que fazem isso o resto do ano? Nunca havia olhado dessa maneira, mas achei interessante algumas pessoas se perguntarem isso. Hoje  carnaval acabou, a escola ganhadora foi Beija-Flor, o que achei ridículo por terem aceito dinheiro de um ditador, e preferi a Portela,falando dos 450 anos do Rio com a Águia-Cristo-Redentor. Não tenho escola de samba porque como já disse aqui, nunca fui muito fã. Mas como sempre todos ficam tão felizes, tento acompanhar o ritmo. 

Nenhum comentário: