segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Eu Te Darei o Sol

"Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia. Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém. Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar." - x

Autora: Jandy Nelson
Páginas: 384 páginas
Editora: Novo Conceito

O que achei do livro

A capa foi a primeira coisa que me chamou atenção, junto com o nome do livro. Li em três dias ou quase isso. Achei diferente e acho que não consegui me adaptar muito em como a história é contada: cada capítulo é um dos irmãos gêmeos falando, sendo que Noah conta a história no passado e no capítulo seguinte é Jude falando sobre um tempo mais adiante se comparado com o anterior. No início achei Noah bem esquisito, não tenho muitos livros em que o protagonista seja  um personagem masculino, mas acho que por ele ter 13 anos deve influenciar um pouco e precisei me acostumar com as viagens que ele tinha. Sobre Jude: no início demorei a gostar dos capítulos dela por falar muito em argila, esculturas, não estava me prendendo - por mais que eu tivesse estranhado Noah, preferi os capítulos dele. A alternância dos capítulos, em alguns momentos, me deu a impressão de que eram duas histórias misturadas num único livro e sempre que eu começava a querer saber o que aconteceria depois, trocava o narrador e eu sentia que precisava reler as últimas páginas do capítulo do personagem. Algo que me surpreendeu foi o nome "Noah" ser de um menino, quando li a sinopse do livro pensei que seriam duas meninas e mais surpresa ainda por ele ser gay. Em geral, acho que o livro mostra como as pessoas podem mudar quando sentem a perda de alguém, quando sentem culpa, quando não sabem lidar com uma situação. O tema sobre artes, desenhos, pinturas foi bem interessante e, principalmente com o Noah, me fez lembrar quando eu costumava desenhar - talvez tenha aumentado um pouco a minha vontade de voltar a fazer isso. Eu Te Darei o Sol é o segundo livro que leio da autora Jandy Nelson, o primeiro foi O Céu Está em Todo Lugar que lembro ser o primeiro livro que dei cinco estrelas, que achei ótimo. Não sei se por isso criei alguma expectativa a mais, mas não gostei tanto assim. Não sei se meu gosto de leitura mudou, não sei se eu lesse O Céu Está em Todo Lugar hoje eu acharia tão legal, ou não sei se esse livro não é tão bom quanto o primeiro que li. Eu Te Darei o Sol não é ótimo, mas achei bom.


Nenhum comentário: