sexta-feira, 13 de maio de 2016

Cova 312

A Longa Jornada de Uma Repórter Para Descobrir o Destino de Um Guerrilheiro, Derrubar Uma Farsa e Mudar Um Capítulo da História do Brasil
"Menos de dois anos depois de seu surpreendente bestseller de estreia, “Holocausto brasileiro”, Daniela Arbex volta com mais um livro corajoso e revelador. Escrito como um romance, nele se conta a história real de como as Forças Armadas mataram pela tortura um jovem militante politico, sumiram com seu corpo e forjaram um suicídio. Daniela Arbex reconstitui o calvário deste jovem, de seus companheiros e de sua família até sua morte e desaparecimento. E continua investigando até descobrir seu corpo, na anônima Cova 312 que dá título ao livro e ainda apresenta uma revelação bombástica para mudar um capítulo da história do Brasil. Uma história apaixonante, cheia de mistério, poesia, tragédia e sofrimento. O prefácio é assinado pelo escritor Laurentino Gomes, da trilogia 1808, 1822 e 1889, leia um trecho, “O tema pode parecer pesado e, como trata de episódio ainda mal resolvido da história recente brasileira, difícil de digerir. Seria assim, não fosse a capacidade prodigiosa de Daniela Arbex de transformar histórias trágicas em uma narrativa fluida, atraente, poética e, em alguns momentos, até divertida.” - x

Autora: Daniela Arbex
Páginas: 344 páginas
Editora: Geração

O que achei do livro

Eu nunca pegaria um livro desses para minha leitura, esse é um assunto que não tenho animação para ler. Claro que foi uma leitura imposta. Já acabei de ler tem um mês, mas com tantas coisas que tenho feito não tive tempo de escrever aqui - motivo de abril ter apenas uma postagem. Quando comecei a ler, tentei não lutar contra, mas ao longo do livro a história ficava mais pesada e terminar este livro foi uma luta. Me forçava a continuar lendo, mas precisei fazer algumas pausas para me recuperar: a descrição das torturas tinham tantos detalhes que me davam enjoo, de verdade. Fiquei enjoada várias vezes. A história não me prendia, mas não que tenha uma narrativa ruim, é o assunto que me causa rejeição. De qualquer maneira, apenas no fim do livro, no penúltimo capítulo, é que eu fiquei presa ao livro e quando eu finalmente estava começando a ler com mais vontade, o livro acabou. Quem gosta de ler sobre ditadura e assuntos mais pesados, o livro é bom, mas não é o estilo que eu gosto. Precisei me forçar muito para terminar de ler tudo.


Nenhum comentário: