domingo, 5 de junho de 2016

O caminho a ser seguido

" - E o que você quer?
   - O que eu quero do quê?
   - Da vida?
Pisquei.
   - Isso é um pouco íntimo, não?
  - O que você quer no geral. Não estou pedindo para se autoanalisar. Só estou perguntando o que você quer. Casar? Ter alguns pestinhas? Sonha com alguma profissão? Gostaria de viajar pelo mundo?
Fez-se uma longa pausa.
 Acho que eu sabia que minha resposta o desapontaria mesmo antes de eu dizer aquelas palavras.
   - Não sei. Nunca pensei nisso." 
(Como Eu Era Antes de Você, pg. 64)

Essa conversa é de um livro, mas poderia ser alguém falando comigo. Nunca fui muito de pensar no que faria num futuro distante, principalmente quando era mais nova. Simplesmente não conseguia responder a perguntas como "como você se vê daqui a dez anos?", minha resposta sempre era "não sei nem se estarei viva até lá". Atualmente não respondo assim, mas continuo sem ter algo que seja um grande objetivo de vida. Isso me leva a pensar sobre qual é meu sonho: talvez ir a Disney? Nunca fui muito de ficar repetindo "isso seria o meu sonho". Muita gente tem o sonho de trabalhar em alguma área específica. Eu penso que seria legal trabalhar entrevistando artistas, a área do entretenimento, mas isso não chega a ser um sonho. Talvez trabalhar na Disney seja muito bom, mas eu nem sequer fui aos parques, então não tenho ideia de como é estar lá, muito menos trabalhar. Dizem que temos que fazer todos os nossos esforços para realizarmos nossos sonhos, descobrirmos e enfrentarmos os nossos medos para que assim possamos chegar aonde queremos. A questão é: não sei para onde quero ir. E isso já me lembra outra conversa e, dessa vez, de Alice no País das Maravilhas:

Alice: Eu só queria saber que caminho tomar..
Gato: Isso depende... do lugar, aonde quer ir.
Alice: Oh, realmente não importa desde que eu-
Gato: Então não importa que caminho tomar.

Esse trecho é famoso e se encaixa perfeitamente na minha situação. Será que é por isso que gosto desse filme desde que comecei a me preocupar mais sobre o que farei da minha vida? A psicologia deve explicar. De qualquer modo, a mensagem que esse trecho passa é que se a pessoa está perdida, não faz diferença para onde vai. Então, se eu não tenho um grande objetivo de vida, um grande sonho, não importa que caminho seja criado ao longo da minha vida. Mas eu não queria que fosse assim. Eu queria poder agir de alguma forma, concentrar minhas forças e energias para conseguir construir um bom caminho. Queria ser uma pessoa que se sente realizada com o que conquistou. Mas eu não tenho formado em minha mente um grande objetivo, algo que eu queira muito conquistar. Pela minha idade, eu já deveria ter. Mas não tenho.
Se essa situação continuar por mais um tempo, será um problema. Espero que mude, que alguma ideia apareça na minha mente e eu passe a fazer com que minhas ações sejam baseadas em etapas para alcançar meu objetivo/sonho. Não sei o que devo fazer para que essa ideia apareça. Por enquanto, talvez minha motivação maior seja querer casar e criar uma família. Isso nunca foi um sonho, mas acho que é o mais próximo que tenho de querer tornar algo realidade. Quero poder responder às perguntas "Qual seu sonho?" e "Qual seu objetivo de vida?" com convicção. Quero poder responder "O que você está fazendo hoje para chegar onde quer chegar?" sabendo o meu destino e o que realmente faço para chegar a ele. Enquanto isso não acontece, continuo tão perdida quanto Alice, tentando descobrir qual caminho seguir.

Nenhum comentário: