quinta-feira, 20 de julho de 2017

Um vazio em Linkin Park


Linkin Park. A banda que eu mais gosto desde minha pré-adolescência. Hoje, ela acabou. Chester não vai mais continuar cantando, não vai mais poder criar novas músicas, não vai mais sentir a adrenalina de um show. Ele não aguentou seja lá o que estivesse passando e desistiu. Eu ainda não consigo assimilar e digerir todo o impacto dessa informação. Até que ponto as coisas foram para ele decidir se enforcar? Tinha seis filhos, uma esposa, um novo álbum lançado recentemente, um trabalho com amigos desde a adolescência. Eu nunca imaginaria que algo assim fosse acontecer. Eu me imaginava envelhecendo indo aos shows do Linkin Park, esperando sempre ansiosa pela próxima vinda - assim como eu estava esperando desde 2012. O que me consola é saber que pelo menos eu consegui aproveitar todas as possibilidades que eu tive de ir aos shows de Linkin Park no Rio de Janeiro. Eu mal poderia imaginar que aquele último show seria o último show possível da banda aqui no Rio. O último com o Chester. Por alguns segundos eu ainda acho que ele vai aparecer e todos dizerem que foi só um engano, que isso não é verdade. Minha primeira reação, ao saber disso, foi achar que era mais uma mentira. A notícia começou a sair em mais sites, mas me agarrei na ideia de que todos estavam baseados no mesmo site que estaria mentindo. Eu só iria acreditar quando houvesse um comunicado oficial da banda ou um tweet do Mike Shinoda. Mas após minutos torcendo para que fosse mentira, sem sequer acreditar, recebi o tweet do Mike "Shocked and heartbroken, but it's true.  An official statement will come out as soon as we have one". Lendo isso só consegui repetir várias vezes "NÃO". Eu não conseguia acreditar que isso realmente estava acontecendo. Só não é mais forte do que se fosse com Tokio Hotel. Linkin Park é a banda que eu mais gosto. Linkin Park foi minha adolescência. Quantas vezes eu ouvi as músicas para superar momentos difíceis que estava passando, quantas vezes fiquei super feliz só de cantar músicas aos berros assistindo aos shows em DVDs, quantas vezes eu não tomei banho ouvindo essas músicas e cantando junto com o Chester. É muito difícil acreditar e aceitar que isso aconteceu. Agora o mundo não vai mais poder apreciar e ouvir a voz linda que ele tinha, e me dói já ter que usar o verbo no passado. Porque ele era o vocalista da banda que eu amo, a voz é linda. O que me deixa chateada e bem triste é saber que as coisas para ele estavam tão ruins e tão pesadas que ele não conseguiu enxergar outra alternativa a não ser ir embora. E isso me faz pensar no suicídio como um todo. Até quando as pessoas vão passar por coisas tão difíceis e tristes e sentirem que as coisas não tem mais jeito? Suicídio é algo muito sério. É o Chester, é a série 13 Reasons Why, é o fato de ser "comum" artistas fazerem isso. As pessoas falam sobre esses assuntos, que envolvem esse tema, e mesmo assim, às vezes, ou sempre, eu sinto que ainda sim a população  não consegue enxergar o quanto isso é grave. O quanto cada um pode fazer a diferença e evitar que outra pessoa tire a própria vida. Tenho certeza que só enquanto eu escrevo esse texto, alguém no mundo está fazendo isso. Isso é estranho, triste e assustador. Não é sempre que as pessoas ao redor percebem como a pessoa está se sentindo. Eu sei bem como é e ainda bem que continuo aqui para perceber essas coisas. O que me deixa chocada é que eu nunca imaginaria que Chester Bennington faria algo assim. Me imaginava envelhecendo, indo aos shows e ele sem conseguir usar mais a garganta para os gritos do Hybrid Theory de tanta idade que teria. 

Eu não parei para ouvir o novo álbum, mas só de ver a letra de "Heavy", a única música que eu realmente conheci, já faz muito mais sentido e parece que Chester já vinha sofrendo há algum tempo. Ainda é difícil acreditar nisso tudo. É a primeira vez que algum artista que eu gosto muito morre e, pior ainda, que escolheu por isso. Uma das músicas que eu mais sinto paz ao ouvir é com a voz dele, "Give Me Your Name", do Dead by Sunrise. Ela é tão calma, a voz dele está tão bonita. Agora pensando que essa voz não existe mais, que ele escolheu dar "reset" na vida dele, causa muita tristeza. Ouvindo as músicas eu ainda sinto como se ele estivesse vivo. Acho que ainda vai demorar para eu conseguir acreditar e entender que ele realmente morreu. E ainda mais não por alguma doença, algum ataque a ele, algum acidente, mas porque ele escolheu tirar a própria vida. Ele era casado, tinha filhos, fazia instastories sorrindo, lançou o álbum novo, iria começar turnê para sentir toda a sensação de shows de novo. Mas tudo isso ainda não conseguia superar sabe-se lá o que ele estava sentindo. Isso tudo é uma pena e muito triste. O quanto Linkin Park me uniu com as pessoas, era sempre uma das primeiras perguntas que eu fazia quando começava alguma amizade, "você gosta de Linkin Park?". De toda essa história, eu fico triste por ele não ter conseguido aguentar o que estava passando, por Linkin Park acabar, por eu não poder mais ter a chance de ir em outro show deles. O quanto que a vida é frágil, em qualquer minuto, qualquer pessoa pode ir embora - seja ela querendo ou não. Das duas formas é doloroso para quem se importava com a pessoa. 

Lendo a postagem que fiz sobre o meu primeiro show deles, eu já sinto saudade. Saudade do que eu passei naquelas horas, junto com o Chester, e de como eu sei que não vai mais poder acontecer de novo. Me traz saudade, mas também fico ainda mais triste por partes como essa: "na parte que ele grita mais - que normalmente eu abaixo o volume e tal -, para minha surpresa, foi uma das partes que eu mais gostei da música, porque uma coisa é escutar o Chester gritando no CD, outra coisa é escutar o Chester gritando ao vivo e eu podendo gritar junto com todas as minhas forças hahahaha foi muito bom, deu tudo da minha voz". Linkin  Park é tão bom, as músicas são tão boas, me fazem tão bem, fazem bem a tantas pessoas... como que isso acaba de repente? Vendo os vídeos do meu primeiro show de 2012 deles, olhar para o Chester é lembrar que a gente nunca sabe o que exatamente está passando na vida da outra pessoa, o que ela sente realmente, o quanto ela aguenta. Eu fico muito triste de saber que Linkin Park acabou. Toda a felicidade que senti naquele 08 de outubro de 2012 não vai poder se repetir, lembro que foi uma das horas que mais senti pertencer a um grupo que ama a mesma coisa que eu. Todos com as camisas de LP, cantando e gritando com todas as forças. Eu vou sentir muita falta disso. Já sinto saudade ao ler sobre como eu me senti na última música do meu primeiro show deles: "Em One Step Closer eu já estava no meu auge de alteração, não estava pensando em mais nada, não tinha cabeça para pensar em mais nada, o que estava valendo era aquilo e acabou, o mundo podia explodir que eu não iria nem saber, eu estava lá dentro, com aquela música, no show do Linkin Park pela primeira vez na minha vida, nada mais importava. Só sabia pular com todas as minhas forças, curtir como todos estavam curtindo lá dentro, gritar loucamente, colocar tudo o que eu estava sentindo para fora. Ver todos pulando me dava mais vontade ainda de pular.. aquilo tudo estava muito bom". Esses quase cinco anos esperando pela volta deles tornaram-se a vida inteira. Eu só posso me agarrar na lembrança e certeza de que aproveitei todos os shows do Rio de Janeiro. E isso me lembra de novo, de que nunca sabemos quando algo que está acontecendo será a última vez. 

Minhas camisetas da banda agora se tornaram uma lembrança, uma banda que viveu anos de sucesso e felicidade no palco com milhares de fãs. Linkin Park me acompanhou enquanto eu crescia. Eu ouvia as músicas indo para a escola, ouvia no ensino médio, ouvia na faculdade, ouvia até na balada cantado e pulando, quase como se fosse num show. Eu irei continuar ouvindo as músicas, sentir falta imensa de novas chances, e até mesmo ter esperança, de que um dia Linkin  Park poderia voltar ao Rio. O que posso fazer agora é só esperar que Chester esteja bem e consiga descansar depois do sofrimento que esteve passando. Vai ser difícil me acostumar com essa ideia. Mas a vida continua.

"When my time comes
Forget the wrong that I've done
Help me leave behind some
Reasons to be missed
And don't resent me
When you're feeling empty
Keep me in your memory
Leave out all the rest"

Nenhum comentário: