sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Céu Está em Todo Lugar

"Eu deveria estar de luto, não me apaixonando..."
Um livro um tanto triste para algumas pessoas, e um tanto emocionante para outras. Um romance que consegue unir muito bem o sentimento da perda de alguém e a sensação de sentir pela primeira vez o que é amar verdadeiramente alguém. Lennie sofre com a morte de sua irmã, Bailey, há quatro semanas e não sabe como continuar sua vida sem sua irmã mais velha. Ao passar dos dias, Lennie percebe que o mundo não parou quando sua irmã morreu, e percebe que precisar continuar sua vida, que nunca deu muito certo na área "garotos". De repente se vê em uma situação confusa: Toby, o garoto que namorava sua irmã, passa pela mesma situação de perda que ela e entende como está se sentindo, dividindo com ela o mesmo sentimento de tristeza; e Joe, um garoto descaradamente feliz e com um sorriso contagiante, que ama tocar seu clarinete, faz com que Lennie se sinta feliz e se esqueça um pouco da morte e dos sentimentos tristes que tem sentido. Este romance de Jandy Nelson faz com que os leitores não queiram parar de ler, faz com que sintam a vontade de devorar as páginas seguintes & seguintes, faz com que sintam o que os personagens estão sentindo, que riam com eles, que chorem com eles, nos faz pensar em como temos sorte de ter algumas pessoas por perto.

Autora: Jandy Nelson
Páginas: 423 páginas
Editora: Novo Conceito


O que achei do livro


Tenho que confessar aqui que só do fato de eu ler "Às 16h48 de uma sexta-feira de abril, minha irmã estava ensaiando para o papel de Julieta e, menos de um minuto depois, estava morta.", já fiquei interessada pelo livro. Mas não pense você que sou uma pessoa sádica ok? Apenas fiquei curiosa em saber como esta garota iria continuar a vida dela sem a irmã por perto. Nunca tinha lido um livro sobre irmãs, muito menos sobre a morte de uma, então fiquei curiosa para ler. Em algumas partes fiquei me colocando no lugar de Lennie e não saberia o que fazer, exatamente como ela. Já me senti como a Lennie em várias partes deste livro em relação ao que sentir sobre alguém, o que fazer para consertar um erro que cometeu. Acho que quem tem uma irmã, ou até mesmo um irmão, se identifica mais com o livro; não que quem não tenha irmã/o não possa ler, mas acho que quem sabe exatamente o que Lennie sente neste livro é quem consegue imaginar como seria se não tivesse a irmã/o que está sempre presente. Admito aqui, que este livro me deixou com vontade de chorar algumas partes, principalmente as duas últimas páginas. O que adorava ler neste livro era os poemas que Lennie deixava pela cidade, alguns eram engraçados, outros eram de emocionar. Vale muito a pena ler este livro, não importa se você tem uma irmã/o ou não, o livro é muito bom mesmo.

Nenhum comentário: