terça-feira, 30 de setembro de 2014

R.I.P. Orkut

Finalmente a frase "R.I.P. Orkut" é verdadeira. Digo "finalmente" não comemorando, mas por perder a conta de quantas comunidades foram criadas para uma campanha contra o fim do Orkut. Anos depois, ele é desativado. Quando anunciaram que o Orkut teria fim em Setembro, senti vontade de entrar nesse "passado esquecido" para uma despedida, mas o tempo foi passando... e passando... e deixei para dar este último adeus no último dia. Acontece que esse último dia foi ontem e eu acreditava que seria hoje, ou seja, arrancaram de mim essa rede social que já foi o vício de muita gente - eu, inclusive. Quando o Facebook foi escolhido para ser o mais legal e mais usado entre as pessoas, o que mais senti falta foi o uso das comunidades, tive a impressão de que as pessoas passaram a ser mais excluídas umas das outras, mesmo que tenham mais de trezentas amizades. O bom - ou não - do Orkut é que ele foi deixado de ser usado pela maioria, mas tudo permaneceu - as fotos, os depoimentos, os scraps, o perfil -, e isso proporciona uma mini viagem no tempo, que normalmente vem acompanhada com "nossa, como eu postei isso?". Parei de utilizar a rede social já extinta há três anos, mas a notícia de que ela não existiria mais me deixou surpresa! Sei que nada é para sempre, mas achava que pelo menos no mundo digital as coisas durariam mais. Nem assim. A história de uma fase de nossas vidas estava naquele cantinho azul com círculo rosa e agora já não existe mais. Fico sentimental com o passado sendo deixado para trás, principalmente sendo um lugar que já foi muito importante para mim, mas a vida é feita de avanços né?!

Nenhum comentário: