segunda-feira, 20 de julho de 2015

Amigo estou aqui

Acho que algumas pessoas são destinadas a encontrar grandes amigos - enquanto outras são reservadas para terem si mesmas como "as melhores amizades", e não por escolha. "Feliz Dia do Amigo", dizem as pessoas, mas qual o significado dessa frase? Creio já ter virado tradição colocar a palavra feliz na frente da ocasião do dia, "feliz dia das mães", "feliz dia dos pais", "feliz ano novo", "feliz aniversário" - esse último então, já perdeu o verdadeiro sentido há muito tempo para a maioria das pessoas porque nunca vem sozinho, sempre está acompanhado de "felicidades", "que você seja sempre muito feliz". Mas isso é o socialmente correto, o esperado de se desejar no aniversário de alguém, porque nos 364 dias restantes, o "que você seja sempre feliz" é superado pela vontade de o outro ser como esperamos, a famosa expectativa. Se esse alguém que um dia você disse que deseja que seja feliz, desejar seguir um caminho diferente do planejado, a felicidade desse alguém só pode acontecer se estiver dentro dos seus planos, caso contrário, a pessoa que se acostume a não ser feliz.
Mas isso é outra história, o foco hoje é no dia da amizade. Dizem que a cada sete anos nosso grupo de amigos muda completamente. Analisando isso, tenho apenas uma amizade que chega a este tempo e ainda sim, não como uma grande amizade. "Amigo estou aqui", eu estou aqui esperando que você chegue, que vocês cheguem, porque continuo me vendo sozinha nesse dia. Na área da amizade há colegas, amigos antigos, amigos distantes, amigos que aparecem de vez em quando, melhores amigos, aquele amigo inseparável. Eu ainda não me vejo com amigos assim. Pensei que desde o ano passado eu teria mais amigos, um grupo mesmo, para sairmos e nos divertirmos. Mas isso era imaginação, ganhei amigos colegas, aqueles que estão juntos quando a situação que os fez me conhecer acontece. Não foi como eu esperava. Esse ano ainda tenho uma esperança, mesmo que seja pequena. Não estou dizendo que não tenho amigos, eu tenho sim, mas não sinto como se encaixassem no "melhores amigos" para valer, daqueles que você não consegue passar um dia sem conversar, ou que tem histórias para relembrar do que aconteceu anos atrás e cair na gargalhada, daqueles que você sente como se fosse parte da família. Eu tenho melhores amigos, mas apenas pensando que melhores amigos todos têm a partir do momento que conheço mais de duas pessoas de um modo mais próximo, o real significado do adjetivo "melhor", uma pessoa é mais minha amiga que outra, que passe do nível "colega", não levando o significado de que "melhor amigo" é aquele que sabe dos seus segredos e que você confia totalmente, o que você considera "o melhor amigo do mundo é meu", sabe que pode contar tanto para as horas boas quanto as ruins. Não sinto muito como se vivesse isso, não para mais de uma pessoa.
Várias pessoas dizem que "Amigo Estou Aqui" é uma música que tem a letra linda sobre amizade, mas não a considero assim, porque não me identifico com ela, não tenho para quem cantar. Na verdade, estou mais é precisando de alguém para cantá-la para mim, de coração.
Talvez eu seja dessas pessoas destinadas a não ser rodeada de melhores amigos, talvez eu seja dessas pessoas que precisam aceitar que minhas melhores amizades são passageiras e nunca duram muito - não por culpa delas, não por culpa minha, mas por culpa do tempo, ou quem sabe, destino. Espero que no próximo dia do amigo eu não me sinta tão vazia de amizades. Feliz dia do amigo para quem tem realmente amigos.

Nenhum comentário: