Comecei 2019 já sabendo que seria um ano de mudanças. Ao pensar na grande novidade do ano, a sensação era de ansiedade e nervosismo. Aquela sensação que sempre sentimos quando estamos saindo da zona de conforto. Me peguei pensando "nossa, eu estava tão confortável no meu quentinho do conforto", e parte de mim quis voltar ao conforto e ao já conhecido. Mas minha outra metade sabe que é assim que consigo evoluir cada vez mais. Encarar o desconhecido gera ansiedade e eu já tinha desacostumado a sentir isso. Essa nova fase, que eu já sabia que desde o ano passado que começaria em 2019, mudou totalmente minha rotina e ainda estou tentando me acostumar com ela. Na verdade, rotina eu ainda não tenho, sigo na tentativa de ajustar minhas atividades ao redor desse desafio maior.
Parando para analisar meu cenário eu tenho muita sorte de ter conseguido tudo o que já vivenciei. Eu consigo perceber que todas as fases que passo são como pequenos avanços, em doses graduais. De passo em passo eu vou conquistando mais espaço e mais confiança. Acho que finalmente cheguei no nível mais difícil, tanto de conseguir chegar quanto de desafios mesmo. Obviamente não é perfeito e não me vejo nisso nem por cinco anos. Mas nunca se sabe do futuro, né. Tenho muito a aprender e só devo agradecer por ter uma oportunidade como essa - por mais que não seja uma maravilha e eu fique um pouco sem saber o que fazer.
A cada ano que passo enfrento uma "zona de ansiedade" diferente. O nervosinho é sempre o mesmo (talvez a intensidade mude um pouco), mas eu sempre penso "agora vai ser mais pesado". O último que passei foi pesadíssimo, fiquei super pilhada, mas depois entrei na vibe e não desliguei mais. Passei um tempo longe e voltei a ficar confortável - nossa, como é gostosinho. Mas também não gosto da ideia de ficar estagnada. Eu quero sempre mais, aprender mais, evoluir mais, avançar de verdade. E não vai ser confortável no meu cantinho que irei conseguir isso.
Dessa vez eu já sinto que vai me puxar, vou ter que aprender a me adaptar a muitas coisas, conseguir aprender a lidar com pessoas que agem de uma forma que eu não acho legal, aprender a dar conta de tudo além dos estudos. Será que vou conseguir?
Janeiro sempre traz esse feeling de "o que será que está me aguardando nos próximos meses?". Ao longo do ano a gente vai perdendo essa expectativa pelos acontecimentos do ano, mas quando chega no meio do ano sempre paro para refletir também. Essa é a minha primeira postagem de 2019 e estou cheia de incertezas sobre o que fazer com a minha vida acadêmica e de atividade física. Espero dar conta. Será que vou conseguir? No final, essa é uma pergunta que sempre me faço. Será que consigo. Bem, eu espero que sim. Agora o ano começa realmente e espero estar pronta para ele.