quinta-feira, 20 de maio de 2021

A Arte de Fazer Acontecer


Autor: David Allen
Páginas: 353 páginas
Editora: Sextante


O que achei do livro

Com cinco meses de pandemia, quarentena e a carga de trabalho tendo aumentado absurdamente, eu soube do livro GTD – ou seja, em agosto de 2020. Quando o conheci, eu também soube que teria um "clube do livro" no canal Vida Organizada para estudar e comentar. Como eu adoro organização, achei maravilhoso ter um livro com essa proposta e ainda mais com alguém que conhece tanto comentando e explicando o livro. Resolvi que iria assistir às lives. Para conseguir acompanhar o primeiro encontro, eu não tinha tempo de comprar o livro pela internet para chegar em casa e só depois eu começar a ler, então foi aí o meu primeiro contato com o Kindle – que nem era meu, peguei emprestado com meu pai.

No início eu estava querendo acompanhar minha leitura aos encontros, ler apenas até onde seria discutido, mas cada encontro acontecia a cada duas semanas e minha leitura acabou ficando travada,  não conseguia manter o raciocínio do que já havia lido antes. No fim do ano houve uma pausa nos encontros e desde que voltaram, no início desse ano, eu me enrolei, não consegui acompanhar mais nenhum. A sorte é que todas as lives ficam gravadas. 

Mas de qualquer forma, eu decidi que tinha que terminar de ler esse livro logo e consegui! Como a leitura foi quebrada, meu conhecimento sobre GTD não está exatamente como eu imaginei, mas já soube também que quem tem o primeiro contato com o método precisa ler mais de uma vez para entender melhor. Assistir aos comentários da Thais Godinho nos vídeos do clube do livro também deve me ajudar.

Eu gostei da ideia dos horizontes, que eu ainda não entendi completamente, e da Regra dos Dois Minutos. Bem resumidamente o que cada um é:


Horizontes de Foco

  • Horizonte 5: Propósitos e Princípios
  • Horizonte 4: Visão
  • Horizonte 3: Objetivos
  • Horizonte 2: Áreas de Foco e Responsabilidades
  • Horizonte 1: Projetos em Andamento
  • Térreo: Ações atuais


Regra dos Dois Minutos

"A lógica da Regra dos Dois Minutos é a seguinte: como você leva mais do que dois minutos para armazenar e depois recuperar um item, é mais eficiente lidar com ele assim que chega às suas mãos se ele não exigir mais do que esse tempo – em outras palavras, é um atalho eficiente."


Na prática, a única coisa que realmente passei a fazer foi a regra dos dois minutos. O restante como exige mais raciocínio e reflexão, ainda preciso estudar, com caderno mesmo, porque sei que apenas ler não terá o mesmo efeito. Esse livro traz informações muito boas, que eu realmente acredito que irá me ajudar muito no futuro, tanto na área profissional quanto na pessoal, com as mil coisas que sempre quero fazer.

Já entendi que A Arte de Fazer Acontecer é para ser relido várias vezes, acho que pelo menos uma vez ao ano, então espero que na próxima leitura eu já tenha entendido e colocado em prática mais coisas.

Nenhum comentário: