domingo, 20 de junho de 2021

Releitura: Harry Potter e a Câmara Secreta


Autora: J.K. Rowling
Páginas: 224 páginas
Editora: Rocco

O que achei do livro

Assim como aconteceu com a Pedra Filosofal mês passado, eu reli a Câmara Secreta e em vários momentos foi como se fosse a primeira vez, me surpreendi em várias partes que eu já não lembrava mais.

Gostei de saber que o Basilisco é, na verdade, uma cobra colorida – e isso faz muito mais sentido parando para pensar que no mundo real os animais venenosos são coloridos. No filme poderiam ter deixado assim, mas talvez ficasse menos assustador.

No livro, a tensão de todos com os ataques em Hogwarts parece muito maior, no filme mal parece que os estudantes estão realmente preocupados com um monstro que pode atacar e petrificar alunos. 

Gostei que a parte que o Rony e o Harry entram na Floresta Proibida é mais desenvolvida no livro e gostei que o carro virou meio que um cachorrinho selvagem – o carro tem mais sentimento e carinho do que no filme. Também fez mais sentido os professores tentarem esconder dos alunos as informações sobre a lenda da Câmara Secreta para evitar pânico. Antes da internet, a vida realmente era mais complicada para pesquisar e estudar os assuntos por ter que depender dos livros que são disponíveis na biblioteca.

Achei interessante avaliar o Snape, agora que já li até Relíquias da Morte, tentando enxergar as ações dele de uma forma diferente - mas acho muito difícil que um dia eu seja defensora dele, nada justificaria ele tratar os alunos como trata, principalmente o Harry que não fez nada que o pai fez.

A Câmara Secreta nunca foi meu filme ou livro preferido, mas eu gosto da história de qualquer forma, principalmente com as partes do Rony, que é o personagem que mais me diverte nessa história – Hermione fica petrificada em boa do tempo né, mas ela continua sendo minha personagem preferida da saga.

terça-feira, 15 de junho de 2021

Primeira metade do ano


Chegamos ao meio do ano 2021. Até que passou rápido. Essa vida de isolamento social faz parecer que a vida parou, como se o tempo não passasse por não podermos sair para passear como antes - pelo menos em teoria, para algumas pessoas que fazem aglomeração
 -, mas os dias seguem e já estamos assim há mais de um ano! 

Sinto que posso ter esperança de dias melhores em breve, talvez ano que vem as coisas finalmente voltem ao normal - e eu espero que no futuro eu não leia isso aqui e pense "ai como eu estava iludida", como faço hoje ao lembrar que no início da pandemia, em março, achei que em setembro de 2020 com certeza já teria passado tudo isso.

Em relação às metas que fiz para 2021, estou no caminho certo: de oito, consegui quatro. A que mais estou feliz de ter atingido, e até quase ultrapassando, é a de leitura! A meta era 6 para o ano todo e já estou lendo o sétimo livro do ano, graças ao kindle.

Pensando num geral, dentro da realidade que o mundo vive e no quanto da minha vida poderia desandar e piorar, até que 2021 está bom para mim. Não está ruim como poderia ser e também é mais do que "ok" porque nessa primeira metade do ano quase não tive dias de desânimo e tenho ficado no que considero importante para mim, praticando exercício físico que eu gosto, lendo e também estudando.

Espero que o segundo semestre de 2021 seja ainda melhor.

domingo, 6 de junho de 2021

Me Poupe!


Autora: Nathalia Arcuri
Páginas: 176 páginas
Editora: Sextante


O que achei do livro

Comecei a ler esse livro buscando saber mas sobre a área de finanças pessoais, tentando saber mais sobre a parte de investimentos. Acabou que o conteúdo é mais para as questões do dia a dia, afinal, o subtítulo é "10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso". De qualquer modo, alguns trechos desse livro me abriram os olhos - principalmente o Custo 100, ou seja, quanto tempo eu preciso trabalhar para ganhar R$100. Digamos que ainda estou muito longe do que gostaria de estar no momento, mas acredito que as coisas irão melhorar no futuro. As partes em que ela cita renda extra também me chamaram atenção, quem sabe eu consiga algo a mais?

Por enquanto a vida segue de quarentena por conta da pandemia, mas quando tudo "voltar ao normal" meu olhar para os gastos será bem diferente de como era no último dia antes de entrarmos na onda do #fiqueemcasa. Mesmo que muitas pessoas já estejam saindo todo fim de semana, ainda falta muito para termos o que tínhamos antes. Mas voltando ao livro, uma das coisas que mais gostei é que a Nathalia Arcuri incentiva colocarmos nossos sonhos e metas na frente de coisinhas menores que não estavam planejadas e no final não fariam muita diferença - e essas coisinhas juntas dificultam o caminho, tornam o sonho ainda mais longe.

Eu decidi que vou conhecer a Disney daqui a quatro anos e a partir de agora quero realmente colocar esse sonho em prática, repensar meus gastos mensais sempre nisso. Espero que dê certo. Tem que dar certo. E esse livro com certeza vai me ajudar quando bater a incerteza de como me reorganizar nas finanças. 

Para facilitar encontrar os pontos que considerei mais importantes, coloco aqui:

Diagrama de ganhos e perdas
Para ajudar em escolhas e renúncias

  • O que você ganhará se obtiver isso? (motivadores / prazer)
  • O que você ganhará se não obtiver isso? (sabotadores / prazer)
  • O que você perderá se obtiver isso? (sabotadores / dor)
  • O que você perderá se não obtiver isso? (motivadores / dor)
Reflexões:
  1. Quais são os seus benefícios (motivadores e sabotadores, ganhos e perdas)?
  2. Minimização das perdas (sabotadores / dor) - O que você pode fazer para minimizar as possíveis perdas?
  3. Manutenção de ganhos (sabotadores / prazer ou ganhos secundários) - O que você pode fazer para continuar tendo os atuais ganhos na nova situação?
  4. Congruência sistêmica - Esse objetivo ou resultado esperado afeta negativamente outras pessoas ou o meio do que você faz parte?
  5. Ajuste de objetivo - Se a resposta à pergunta anterior for sim, o que você precisa fazer no seu objetivo para que afete positivamente outras pessoas ou o seu meio?

Sonhos em seus devidos tempos
  • Curtíssimo = para hoje
  • Curto = até 2 anos
  • Médio = 2 a 5 anos
  • Longo = 5 a 10 anos
  • Longíssimo = mais de 10 anos

O 4F's da Riqueza
  • F1 - Foco: ter objetivo, saber onde vai.
  • F2 - Fé: acreditar que consegue, criar planos e fazer acontecer.
  • F3 - Força: não desanimar no meio do caminho e ter coragem para assumir riscos.
  • F4 - F*$@-se: quando tentarem diminuir a disposição para ganhar dinheiro.

Processo para realizar desejos
  1. Desejar
  2. Orçar - levantar os custos
  3. Planejar - de quanto tempo vou precisar e quanto terei que poupar todos os meses? Onde vou investir?
  4. Manter o foco - isso só acontece se você quiser muito aquilo.
  5. Realizar - comprar à vista e com desconto.
Técnica para controlar os impulsos de compra
QUE - ME - PRE - PO - DE

  1. Quero? - já queria antes de ver o anúncio?
  2. Mereço? - está em dia com as contas e investindo certinho?
  3. Preciso? - precisa mesmo de mais esse produto/serviço?
  4. Posso? - tem dinheiro sobrando para isso?
  5. Devo? - esse valor não fará falta em outros gastos?

A Receita do Sucesso Financeiro 70/30
  • 55% para o que é essencial, o que você não consegue viver sem;
  • 20% para objetivos de curto, médio e longo prazo;
  • 10% para aposentadoria ou independência financeira;
  • 10% para gastar como que quiser;
  • 05% para educação.

Hábitos para economizar
  • Pesquisar muito antes de comprar;
  • Fazer contas mentais o tempo inteiro (ex: se todo mês comprar x, no ano inteiro terei gasto x)
  • Pedir desconto sempre;
  • Analisar compras semanalmente em busca dos pequenos gastos que detonam as finanças sem percebermos;
  • Decorar a senha da internet banking para controlar o saldo periodicamente;
  • Usar um cartão de crédito que tenha programa de milhas e utilizá-las;
  • Planejar compras de Natal, dos Pais, das Mães e outras datas comemorativas;
  • Pedir nota fiscal e indicar o CPF na nota para concorrer a prêmios e desconto em impostos;
  • Fazer compra em mercados populares e deixar para comprar frutas e verduras na feira na hora da xepa;
  • Fazer exercícios físicos diariamente para ter saúde e não precisar comprar remédios;
  • Apagar as luzes sempre que sair do ambiente e tirar da tomada aparelhos que nunca são usados;
  • Memorizar preços do supermercado para ter noção ao comparar a outros;
  • Não sair de casa sem uma lista de compras e se manter fiel a ela;
  • Viajar fora de época.

Siglas financeiras
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário) - você empresta dinheiro para o banco, que empresta dinheiro para o setor imobiliário. É uma modalidade de investimento de renda fixa que não cobra imposto de renda sobre a rentabilidade. Não pode tirar o dinheiro antes do prazo.
  • LCA (Letra de Créditos do Agronegócio) - você empresta dinheiro para o banho emprestar dinheiro ao setor agropecuário. Também é uma modalidade de investimento de renda fixa que não cobra imposto de renda sobre a rentabilidade. Não pode tirar o dinheiro antes do prazo.
  • Tesouro SELIC - para quem deseja investir, mas sabe que precisará do dinheiro daqui a um mês, por exemplo. Pode tirar a qualquer momento.
  • Tesouro Prefixado - para quem não vai precisar do dinheiro tão cedo e quer saber exatamente quanto vai render ao final.
  • Tesouro IPCA - o dinheiro irá sempre ganhar da inflação, desde que fique investido até o prazo final.
Para o Tesouro Direto, você pagará imposto de renda sobre a rentabilidade, com faixas que variam de 22,5% a 15%, dependendo do tempo que deixar seu dinheiro aplicado. Quanto menos tempo aplicado, maior a alíquota do imposto sobre o que rendeu. Depois de dois anos, a alíquota é de 15% e é por isso que o recomendado é manter o dinheiro por, no mínimo, esse período. Outra tarifa para quem aplica em Tesouro Direto são os 0,25% ao ano da custodiante B3. É ela quem cuida das transações entre você e o Tesouro Nacional. Em 2020, a B3 isentou os investimentos até 10 mil reais em Tesouro Selic dessa cobrança.

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário) - títulos de dívida do banco e oferece aos clientes um juros por emprestar dinheiro. É cobrado imposto de renda sobre a rentabilidade da aplicação, varia de 22,5% a 15%, dependendo do tempo que a quantia ficar "emprestada" ao banco.

Sobre investimentos
Não adianta se perguntar onde investir se você não souber:
  1. O que vai fazer com o dinheiro;
  2. Quanto dinheiro tem de fato;
  3. Quanto precisa poupar mensalmente;
  4. Quando vai usar;
  5. Quanto espera ter no final do período.