domingo, 20 de junho de 2021

Releitura: Harry Potter e a Câmara Secreta


Autora: J.K. Rowling
Páginas: 224 páginas
Editora: Rocco

O que achei do livro

Assim como aconteceu com a Pedra Filosofal mês passado, eu reli a Câmara Secreta e em vários momentos foi como se fosse a primeira vez, me surpreendi em várias partes que eu já não lembrava mais.

Gostei de saber que o Basilisco é, na verdade, uma cobra colorida – e isso faz muito mais sentido parando para pensar que no mundo real os animais venenosos são coloridos. No filme poderiam ter deixado assim, mas talvez ficasse menos assustador.

No livro, a tensão de todos com os ataques em Hogwarts parece muito maior, no filme mal parece que os estudantes estão realmente preocupados com um monstro que pode atacar e petrificar alunos. 

Gostei que a parte que o Rony e o Harry entram na Floresta Proibida é mais desenvolvida no livro e gostei que o carro virou meio que um cachorrinho selvagem – o carro tem mais sentimento e carinho do que no filme. Também fez mais sentido os professores tentarem esconder dos alunos as informações sobre a lenda da Câmara Secreta para evitar pânico. Antes da internet, a vida realmente era mais complicada para pesquisar e estudar os assuntos por ter que depender dos livros que são disponíveis na biblioteca.

Achei interessante avaliar o Snape, agora que já li até Relíquias da Morte, tentando enxergar as ações dele de uma forma diferente - mas acho muito difícil que um dia eu seja defensora dele, nada justificaria ele tratar os alunos como trata, principalmente o Harry que não fez nada que o pai fez.

A Câmara Secreta nunca foi meu filme ou livro preferido, mas eu gosto da história de qualquer forma, principalmente com as partes do Rony, que é o personagem que mais me diverte nessa história – Hermione fica petrificada em boa do tempo né, mas ela continua sendo minha personagem preferida da saga.

Nenhum comentário: