segunda-feira, 12 de julho de 2021

Roube Como um Artista



Autor: Austin Kleon
Páginas: 160 páginas
Editora: Rocco

O que achei do livro

Conheci esse livro por indicação de um amigo. Fui ler curiosa para saber como seria, bastante por conta do título, e achei bem legalzinho. Estou ansiosa para buscar inspirações com as dicas desse livro, principalmente porque nos últimos tempos tenho voltado a ter mais contato com meu lado artístico. Além das atividades que eu comecei a fazer quando era pequena e agora tenho voltado, como desenhar e pintar, também tenho vontade de escrever livro num futuro, então acho que essas dicas também serão valiosas. Quando eu buscar por criações ou inspiração artística, com certeza lembrarei desse livro porque gostei das dias, valeu a pena ler. 

Alguns trechos que achei legais:

  • "Roube qualquer coisa que ressoe em você, que inspire ou abasteça sua imaginação. Devore filmes, antigos e novos, música, livros, pinturas, poemas, sonhos, conversas aleatórias, arquitetura, pontes, sinais de rua, árvores, nuvens, bacias hidrográficas, luz e sombras. Para roubar, selecione apenas coisas que falem diretamente à sua alma. Se você assim fizer, seu trabalho (e furto) será autentico."

  • "Copie suas passagens favoritas dos livros, Grave conversas que ouviu por aí. Rabisque enquanto fala ao telefone."

  • "É em nossa falha em copiarmos nossos heróis que descobrimos onde está o que é nosso. Copie seus heróis. Perceba onde você deveria ampliar e transformar em seu próprio trabalho."

  • "Escreva o tipo de história que você gosta, o que mais gosta, a história que você quer ler."

  • "Se você alguma vez perceber que é a pessoa mais talentosa na sala, está na hora de achar outro lugar para você."

  • "Reunir uma obra consistente ou construir uma carreira tem muito a ver com a lenta acumulação de pequenas partículas de esforço através do tempo. Escrever uma página por dia não parece muito mas faça isso por 365 dias e você terá o bastante para preencher um romance."

  • "Um calendário ajuda a planejar o trabalho, dá objetivos concretos e mantém consciente do processo. Todo dia, ao terminar o trabalho, marque um X grande e gordo no espaço daquele dia. Todo dia, ao invés de apenas fazer o seu trabalho, pense em apenas preencher aquele espaço. É só seguir isso e a corrente vai crescer cada vez mais todo dia. Você vai gostar de ver essa corrente, principalmente quando estiver mais experiente, com a bagagem de algumas semanas. Seu único trabalho é não quebrar a corrente."

Nenhum comentário: