domingo, 18 de julho de 2021

Releitura: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban


Autor: J.K. Rowling
Páginas: 288 páginas
Editora: Rocco

O que achei do livro:

O início do livro tem algumas partes que poderiam ser cortadas ou aceleradas, porque mesmo estando no terceiro livro da saga, a JK ainda precisava relembrar todo o universo do Harry, explicando quem era quem e os principais acontecimentos da saga até aquele momento. Talvez seja porque agora a história é super famosa no mundo todo, mas eu acho que o início assim só deixa a leitura mais lenta.

Eu nem lembrava mais que Harry, Rony e Hermione iam em uma loja de animais para avaliarem o Rabicho! Ou que o Cedrico já era mencionado nesse livro e como apanhador de Quadribol! Realmente pareceu um livro novo.

A aula de poções do Snape seria algo terrível comigo. O modo que ele apavora o Neville, percebe isso e ainda continua perseguindo o menino, dizendo que o sapo dele seria envenenado se a poção estivesse errada, mostra o quanto ele é um professor descontrolado. Realmente não entendo as pessoas que defendem ele.

Algo que me chamou atenção nessa releitura é como o Malfoy é insuportável, assim como a mudança que Hermione começa a ter quando os estudos começam a ser demais para dar conta. É curioso como eu me identifico com ela dessa vez - na primeira leitura eu não tinha a vivência que tenho hoje -, a vontade dela de aprender tudo é tão grande que ela deixa se sobrecarregar e isso com o tempo acaba afetando o humor e a paciência dela, gerando mais coragem, ou menos raciocínio sobre as consequências, como dar um tapa no Malfoy ou dar uma resposta "mal criada" para a professora Trelawney - mesmo sendo uma péssima professora. O mais engraçado é que eu lendo eu sei que ela foi doida de querer estudar todas as matérias com o vira tempo, mas eu mesma gostaria de ter um vira tempo para ter tempo de fazer tudo que eu gostaria de fazer.

O Quadribol também tem muita participação nessa história. Nunca foi minha parte favorita da saga, mas achei interessante, principalmente a participação do Olívio Wood. O último jogo de Quadribol para ganhar a Taça foi realmente muito legal!

Toda a vivência dos personagens me deixou com muita vontade de estudar em Hogwarts.

Fiquei chocada em como no final do livro, a conversa do Dumbledore com Harry nesse terceiro livro teve ligação com o último livro, "Quando um bruxo salva a vida de outro, forma-se um certo vínculo entre os dois.. [...] Quem sabe um dia você se alegrará por ter salvado a vida de Pettigrew", porque lembro que em Relíquias da Morte, o Harry diz pro Rabicho que salvou a vida dele e por ter gerado uma reflexão de 1 segundo nele, o Harry consegue escapar ou algo assim.

Gostei bastante dessa releitura, entendo o porquê de O Prisioneiro de Azkaban ser o preferido de praticamente a maioria dos fãs. Tanto o Quadribol quanto a parte dos desafios com dementador, Sirius Black como assassino, lobisomem, volta no tempo, enfim tudo muito envolvente! Eu diria que é o segundo melhor livro, porque o Enigma do Príncipe realmente tem a coroa de melhor livro. MAS também sei que quando li o Cálice de Fogo eu achei ainda melhor que os filmes. Então veremos como será a releitura do quarto livro!



Nenhum comentário: